COMPETÊNCIAS DE
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (9 COMPETÊNCIAS)
Competência de área 1: aplicar as
tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros
contextos relevantes para sua vida.
H1:
Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos
de caracterização dos sistemas de
comunicação.
H2-
Recorrer aos conhecimentos sobre linguagens dos sistemas de comunicação e
informação para resolver problemas sociais.
H3-
Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação,
considerando a função social desses sistemas.
H4-
Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e
dos sistemas de comunicação e informação.
QUESTÃO-EXEMPLO
O bit na
galáxia de Gutenberg
Neste
século, a escrita divide terreno com diversos meios de comunicação. Essa
questão nos faz pensar na necessidade da “imbricação, na coexistência e
interpretação recíproca dos diversos circuitos de produção e difusão do
saber...”.
É
necessário relativizar nossa postura frente às modernas tecnologias,
principalmente à informática. Ela é um campo novidativo, sem dúvida, mas suas
bases estão nos modelos informativos anteriores, inclusive, na tradição oral e
na capacidade natural de simular mentalmente os acontecimentos do mundo e
antecipar as consequências de nossos atos. A impressão é a matriz que deflagrou
todo esse processo comunicacional eletrônico. Enfatizo, assim, o parentesco que
há entre o computador e os outros meios de comunicação, principalmente a
escrita, uma visão da informática como um “desdobramento daquilo que a produção
literária impressa e, anteriormente, a tradição oral já traziam consigo”.
NEITZEL.
L.C.
Ao tecer
considerações sobre as tecnologias da contemporaneidade e os meios de
comunicação do passado, esse texto concebe que a escrita contribui para uma
evolução das novas tecnologias por
A. se desenvolver paralelamente nos meios
tradicionais de comunicação e informação.
B. cumprir função essencial na contemporaneidade
por meio das impressões em papel.
C. realizar transição relevante da tradição oral
para o progresso das sociedades humanas.
D. oferecer melhoria sistemática do padrão de vida
e do desenvolvimento social humano.
E. fornecer base essencial para o
progresso das tecnologias de comunicação e informação.
Competência
de área 2 – língua estrangeira
Competência
de área 3 – Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a
própria vida, integradora social e formadora da identidade.
H9 – Reconhecer as manifestações
corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo
social.
H10
– Reconhecer
a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades
cinestésicas.
H11
– Reconhecer
a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de
desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.
Adolescentes:
mais altos, gordos e preguiçosos
A oferta
de produtos industrializados e a falta de tempo têm sua parcela de
responsabilidade no aumento da silhueta dos jovens. “Os nossos hábitos
alimentares, de modo geral, mudaram muito”, observa Vivian Ellinger, presidente
da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), no Rio de
Janeiro. Pesquisas mostram que, aqui no Brasil, estamos exagerando no sal e no
açúcar, além de tomar pouco leite e comer menos frutas e feijão.
Outro
pecado, velho conhecido de quem exibe excesso de gordura por causa da gula,
surge como marca da nova geração: a preguiça, “Cem por cento das meninas que
participam do Programa não praticavam nenhum esporte”, revela a psicóloga
Cristina Freire, que monitora o desenvolvimento emocional das voluntárias.
Você
provavelmente já sabe quais são as consequências de uma rotina sedentária e
cheia de gordura. “E não é novidade que os obesos têm uma sobrevida menor”,
acredita Claudia Cozer, endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo
da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Mas, se há cinco anos os estudos
projetavam um futuro sombrio para os jovens, no cenário atual as doenças que
viriam na velhice já são parte da rotina deles. “Os adolescentes já estão
sofrendo com hipertensão e diabete”, exemplifica Claudia.
DESGUALDO, P. Revista
Saúde. Disponível em: http://saude.abril.com.br. Acesso em 28 jul. 2012
(adaptado).
Sobre a
relação entre os hábitos da população adolescente e as suas condições de saúde,
as informações apresentadas no texto indicam que
1. A. a falta de atividade física
somada a uma alimentação nutricionalmente desequilibrada constituem fatores
relacionados ao aparecimento de doenças crônicas entre os adolescentes.
2. B. a diminuição do consumo de
alimentos fontes de carboidratos combinada com um maior consumo de alimentos
ricos em proteínas contribuíram para o aumento da obesidade entre os
adolescentes.
3. C. a maior participação dos
alimentos industrializados e gordurosos na dieta da população adolescente tem
tornado escasso o consumo de sais e açúcares, o que prejudica o equilíbrio
metabólico.
4. D. a ocorrência de casos de
hipertensão e diabetes entre os adolescentes advém das condições de
alimentação, enquanto que na população adulta os fatores hereditários são
preponderantes.
5.
E. a
prática regular de atividade física é um importante fator de controle da
diabetes entre a população adolescente, por provocar um constante aumento da
pressão arterial sistólica.
3- A
questão 3 toma por base uma passagem de um romance de Autran Dourado
(1926-2012)
[...] Desde longe a gente adivinhava ele vindo:
alto, magro, descarnado, como uma ave pernalta de grande porte. Sendo assim tão
descomunal, podia ser desajeitado: não era, dava sempre a impressão de uma
grande e ponderada figura. Não jogava as pernas para os lados nem as trazia
abertas, esticava-as feito
medisse os passos, quebrando os joelhos em reto.
Unesp –
2015 Analisando
o excerto acima, verifica-se que a palavra ‘feito’ é empregada como
a.
advérbio b.verbo c.substantivo d.adjetivo e.conjunção
4- Unesp 2015 Observando as
seguintes passagens abaixo, marque a alternativa em que as duas palavras em
negrito são utilizadas como advérbios:
a.
‘não correr o risco de ser surpreendido’.
b.
‘finge possuir energias que realmente não tem’.
c.
‘deve-se fazê-lo decidida e folgadamente”.
d.
‘nunca levar a cabeça para trás’.
e.
‘forte no restante da prova, sempre procurando dosar’.
5- Unifesp 2015 Examine os enunciados:
·
“Vamos
para a rua protestar”.
·
“Não
será a adulteração de obras, para
torna-las supostamente mais legíveis por ignorantes”.
O
termo ‘para’, em destaque nos enunciados, expressa, respectivamente, sentido de
a.
movimento e comparação
b.
movimento e finalidade
c.
conformidade e finalidade
d.
tempo e comparação
e.
modo e conformidade
5-
Unesp 2014 Indique o verso em que ocorre um adjetivo antes e outro depois de um
substantivo:
a.
O que varia é o espírito que as sente.
b.
Mas, se nesse vaivém é o espírito que as sente.
c.
Tons esquivos e trêmulos, nuanças.
d.
Homem inquieto e vão que não repousas!
e.
Dentro do eterno giro universal.
6- Unesp 2012 Assinale
a alternativa cuja frase contém um numeral cardinal empregado como substantivo.
a.
Há muitos anos que a política em Portugal apresenta...
b.
Doze ou quinze homens, sempre os mesmos, alternadamente possuem o Poder...
c.
...os cinco que estão no Poder fazem tudo o que podem para continuar...
d.
...são tirados deste grupo de doze ou quinze indivíduos...
e.
...aos quatros cantos de uma sala...
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