ATIVIDADES PARA CASA
1- a) O intertexto pode ser reconhecido pelo uso da placa ÉDEN, que nomeia o lugar, e pela expressão folhas de parreira.
b) O texto-fonte é a Bíblia, no livro do Gênesis.
2- Ambos os predicados são nominais e conferem os atributos legais e nova linha de verão ao sujeito. Essas folhas de parreira instalando, assim, a relação de intertextualidade.
3- a) Foi feito um jogo de palavras composto de uma oposição de ideias entre combina e não combina.
b) O leitor é chamado a pensar sobre as desvantagens do cartel, num raciocínio bem simples: preço combinado não traz vantagens para o bolso, o que é bastante lógico e atende o objetivo de alertar a população sobre as desvantagens de preços cartelizados.
4- Os fatos apresentados no texto deixam bem evidentes os prejuízos advindos da prática de cartel: as perdas acarretadas para diversos segmentos, o fato de os produtos ficarem mais caros e a redução do poder de compra são questões reveladas pelos verbos 'pagar', 'levar', 'perder', 'ficar', 'diminuir'.
5- Predicado verbal: Você paga mais e leva menos. Quando isso acontece, todo mundo perde; Ajude a combater essa prática e outros. Predicado nominal: Cartel é um acordo; Cartel é crime.
6- Há uma relação metonímica entre o título e a oração, pois o Brasil, no caso, é Dilma Rousseff - presidente da nação, por isso sua representante oficial.
7- A primeira oração tem predicado nominal, a segunda, predicado verbal, e a terceira, predicado verbo-nominal.
8- alternativa d.
9- alternativa d.
10- alternativa a.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
1- alternativa d.
2- Em prometeu há a indicação de uma ação concluída em relação a Hagar; em casasse e teria há a indicação de uma possibilidade relacionada a Helga.
3- A fala do segundo quadrinho desfaz essa fantasia, deixando clara a frustração em relação à promessa feita, o que é indicado pela associação a um conto de terror.
4- Os predicados são verbais.
5- O termo é dinheiro. A negação da necessidade de dinheiro para ser feliz, no início, vai de encontro à ideia de que ele é necessário para a obtenção das sensações propiciadoras de felicidade.
6- O verbo 'estar' representa um fato tanto na pergunta como na resposta.
7- O papel é diferente, pois na primeira frase indica uma noção de permanência em um lugar, ainda que figurado, e na segunda indica um estado.
8- É o uso de rimas, pois, mesmo se negando a fazê-las, ele constrói uma em sono e outono.
9- Segundo ele, as palavras são livres, soltas, não devem ser amarradas.
10- O sentido seria alterado, pois as palavras teriam como característica o fato de serem amarradas e, no original, elas não nascem dessa maneira.
11-Predicado verbal.
12- Em As palavras não nascem amarradas - predicado verbo-nominal; em elas saltam, se beijam, se dissolvem,/ no céu livre por vezes um desenho, - predicado verbal; e em são puras, largas, autênticas, indevassáveis. - predicado nominal.
13- As palavras não nascem; As palavras não são/ estão amarradas.
14- alternativa a.
15- alternativa b.
16- alternativa a.
Nenhum comentário:
Postar um comentário