domingo, 5 de fevereiro de 2017

GABARITO DA TAREFA DA MINIGRAMÁTICA - PÁGINA 171

GABARITO DA TAREFA PÁGINA 171, PRONOMES.
EXERCÍCIOS 1,2, 3, 4, 5, 7 E 8.

1. a)V        b)F     c)V     d) F     e) V        f) V


2.
a) o (demonstrativo); que (relativo); estas (demonstrativo)

 b) nossa (possessivo); eu (pessoal); outro (indefinido) Atenção: nesta frase, a palavra que não é pronome, mas conjunção (integrante).

 c) tais (demonstrativo); todos (indefinido); qualquer (indefinido); ele (pessoal)

 d) tudo (indefinido); uma (indefinido); outra (indefinido)

 e) ele (pessoal); aqueles (demonstrativo); essa (demonstrativo); ele (pessoal); a (pessoal); que (interrogativo)

 f) uma (em relação a morava: indefinido); outra (indefinido). Atenção: em uma lagoa e uma pequena poça-d’água, uma é artigo indefinido.

 g) todas (indefinido); suas (possessivo); aqueles (demonstrativo); que (relativo)

3. Todos: pronome indefinido; meu: pronome possessivo; que: pronome relativo; nada: pronome indefinido; nos: pronome pessoal oblíquo; nós: pronome pessoal reto; nossa: pronome possessivo; nos: pronome pessoal oblíquo; eu: pronome pessoal reto; que: pronome relativo.

4. O drama do treinador, a meu ver, é que todas as pessoas, no mundo inteiro, dizem que o Brasil tem hoje o melhor elenco de craques do planeta. Com esse material nas mãos, se a seleção for campeã, todos vão dizer: “Também, com um time desses, até eu”.

 5. Os pronomes demonstrativos aquele e esta recuperam, respectivamente, os termos meu país e minha família, funcionando como importantes elementos de coesão textual.

7. Não, pois, na linguagem formal, os pronomes retos eu e tu só devem ser empregados na função de sujeito.

 8.
a) Convidei-a para a festa de aniversário.

b) Vi-o no cinema.

c) Deram o livro para mim.

d) Emprestaram o caderno para ti. (Está correto. Depois de preposição essencial, somente pronome oblíquo)

e) Receberam-nos (ou receberam a nós) com muita atenção.

f) Entre ela e mim não há qualquer problema.

g) Jamais houve qualquer problema entre ti e mim.

h) Não vá à festa sem mim.

i) Ofereceram o trabalho para eu fazer.

j) Não deu para eu ir à escola ontem.

k) Falta muito pouco para eu descobrir a verdade.

l) Meu amor, preciso muito falar com você. (Caso queira manter o tratamento em terceira pessoa.); Meu amor, preciso muito falar contigo. (Caso opte pelo tratamento em segunda pessoa.)

m) Querida, eu gosto muito de você. (Caso queira manter o tratamento em terceira pessoa.); Querida, eu gosto muito de ti. (Caso opte pelo tratamento em segunda pessoa.)

n) Eles queriam falar conosco / Eles queriam falar com nós mesmos (com nós dois).

o) Não o convidei para a festa.

p) Não lhe obedeço porque não o respeito.

q) Mandei-a sair

Nenhum comentário:

Postar um comentário