terça-feira, 15 de agosto de 2017

GABARITO - TAREFA - SEMANA 14 A 18/08/17

ATIVIDADES PARA CASA   P19 - TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO I

1- Usa duas placas de alerta, uma sobre o perigo de cão feroz e outra com o símbolo de trânsito PARE, estabelecendo uma comparação entre elas.

2- Na placa do cão, a frase 'Cuidado' é um alerta sobre um perigo, indica uma situação de risco provocada pelo cão feroz; na placa de trânsito, a oração 'PARE' também indica uma situação de cuidado no trânsito que, se desobedecida, gera risco. Por fim, no período Se você respeita esta placa, por que não respeitar esta no trânsito? é estabelecida uma comparação entre as duas placas no anúncio.

3- Os referentes são os garotos das escolinhas dos clubes ou particulares. Na oração, eles, no contexto, os garotos.

4- Há o sujeito simples: as escolinhas, e o sujeito elíptico (sujeito em elipse) - eu - imagino, (você) confunda.

5- A prosa está para o bom jogador, assim como a poesia está para o craque. A prosa estaria, para Tostão, associada a técnica e regras, coisas que o bom jogador privilegia. Já a poesia é citada em seu aspecto criativo, encantador, para além da técnica, o que ele associa ao craque e à seleção que joga com inventividade e criatividade.

6- Não se pode afirmar isso, pois ele reconhece a necessidade da técnica, mas sugere que se retome e crie ambientes que permitam aos craques aflorar e que deem mais espaço para a criatividade nas equipes.

7- Tem o sentido de passear em um lugar simples, sem o glamour dos bairros nobres, de bairros populares, de gente mais humilde.

8- O uso de 'nós' dá um tom mais geral ao assunto tratado (inclui mais pessoas ou refere-se a determinado estabelecimento comercial), já o emprego de eu é mais específico e refere-se àquele que enuncia o texto. O autor se expressa na 1ª pessoa do singular para falar de sua própria experiência, e na 1ª do plural quando se refere ao bairro, possivelmente mostrando a total integração e identificação entre ambos.

9- Refere-se a um interlocutor universal. É uma generalização, feita usando-se um sujeito simples.

10- É um sujeito indeterminado. Foi escolhido pela conveniência de ocultar a identidade de quem pergunta ou de mostrar que várias pessoas fazem pergunta.

11- alternativa a.

12- alternativa a.

Nenhum comentário:

Postar um comentário