domingo, 25 de março de 2018

TAREFA - FUNÇÃO DO PRONOME RELATIVO

DÊ A FUNÇÃO DOS PRONOMES RELATIVOS ABAIXO:

1- Os alunos que se prepararam bem foram classificados.
2- São muitas as travessuras de que o garoto é capaz. 
3- Chegaram as pessoas que convidei para o evento. 
4- Aquelas são as referências bibliográficas de que você precisa.
5- Admiro o grande homem que você é.
6- Este é o jornal por que fui homenageado.
7- O aluno, cuja família desconhecemos, é bastante problemático. (Desconhecemos a família do aluno)
8- Visitamos a cidade onde moram meus pais. (Meus pais moram na cidade)
9- Preciso conversar com os alunos que farão 2ª chamada.
10-  Ainda não entendi os exercícios que o professor explicou ontem.
11-   Por favor, empreste-me o dinheiro de que necessito.
12-   Não trouxeram o material do qual têm necessidade.
13-   Não viram mais os ladrões pelos quais foram agredidos.
14-  A cidade em que mora não é muito grande.
15- Todos gostavam da criança que ele foi.
16- O homem de quem sempre desconfiei revelou-se mau-caráter.
17-  Seu olhar, que era sincero, revelava toda sua dor.
18-   Gostaria de rever as pessoas com quem conversei naquela noite.
19-  O aluno cujos pais me procuraram não veio à escola hoje.
20-  Não são muitas as pessoas em quem tenho plena confiança.
21-  Não é muito o dinheiro de que preciso.
22-  A distância, que fortalece a amizade, enfraquece o amor.
23-  Educação Física era a atividade de que mais gostava na escola.
24- O ator [a que fizeram referência] foi premiado.
25- O garoto [cujo pai é delegado] deverá seguir a carreira do pai. 
26- As pessoas [de quem gostamos] compareceram à festa.
27- Eu me refiro às coisas [que vão de mal a pior.]
28- A cidade [onde] é bastante tranquila.
29- Esta é a casa em que nasci. 
30- Fortaleza, que é a capital do Ceará, é uma linda cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário