domingo, 9 de outubro de 2016

COMPETÊNCIAS DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (9 COMPETÊNCIAS)
Competência de área 1: aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.
H1: Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização  dos sistemas de comunicação.
H2- Recorrer aos conhecimentos sobre linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais.
H3- Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas.
H4- Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação.

QUESTÃO-EXEMPLO
O bit na galáxia de Gutenberg
Neste século, a escrita divide terreno com diversos meios de comunicação. Essa questão nos faz pensar na necessidade da “imbricação, na coexistência e interpretação recíproca dos diversos circuitos de produção e difusão do saber...”.
É necessário relativizar nossa postura frente às modernas tecnologias, principalmente à informática. Ela é um campo novidativo, sem dúvida, mas suas bases estão nos modelos informativos anteriores, inclusive, na tradição oral e na capacidade natural de simular mentalmente os acontecimentos do mundo e antecipar as consequências de nossos atos. A impressão é a matriz que deflagrou todo esse processo comunicacional eletrônico. Enfatizo, assim, o parentesco que há entre o computador e os outros meios de comunicação, principalmente a escrita, uma visão da informática como um “desdobramento daquilo que a produção literária impressa e, anteriormente, a tradição oral já traziam consigo”.

NEITZEL. L.C.
Ao tecer considerações sobre as tecnologias da contemporaneidade e os meios de comunicação do passado, esse texto concebe que a escrita contribui para uma evolução das novas tecnologias por

A. se desenvolver paralelamente nos meios tradicionais de comunicação e informação.
B. cumprir função essencial na contemporaneidade por meio das impressões em papel.
C. realizar transição relevante da tradição oral para o progresso das sociedades humanas.
D. oferecer melhoria sistemática do padrão de vida e do desenvolvimento social humano.
E. fornecer base essencial para o progresso das tecnologias de comunicação e informação.
Competência de área 2 – língua estrangeira

Competência de área 3 – Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade.
H9 – Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social.
H10 – Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades cinestésicas.
H11 – Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.

Adolescentes: mais altos, gordos e preguiçosos 
A oferta de produtos industrializados e a falta de tempo têm sua parcela de responsabilidade no aumento da silhueta dos jovens. “Os nossos hábitos alimentares, de modo geral, mudaram muito”, observa Vivian Ellinger, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), no Rio de Janeiro. Pesquisas mostram que, aqui no Brasil, estamos exagerando no sal e no açúcar, além de tomar pouco leite e comer menos frutas e feijão. 
Outro pecado, velho conhecido de quem exibe excesso de gordura por causa da gula, surge como marca da nova geração: a preguiça, “Cem por cento das meninas que participam do Programa não praticavam nenhum esporte”, revela a psicóloga Cristina Freire, que monitora o desenvolvimento emocional das voluntárias. 
Você provavelmente já sabe quais são as consequências de uma rotina sedentária e cheia de gordura. “E não é novidade que os obesos têm uma sobrevida menor”, acredita Claudia Cozer, endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Mas, se há cinco anos os estudos projetavam um futuro sombrio para os jovens, no cenário atual as doenças que viriam na velhice já são parte da rotina deles. “Os adolescentes já estão sofrendo com hipertensão e diabete”, exemplifica Claudia. 
DESGUALDO, P. Revista Saúde. Disponível em: http://saude.abril.com.br. Acesso em 28 jul. 2012 (adaptado).
Sobre a relação entre os hábitos da população adolescente e as suas condições de saúde, as informações apresentadas no texto indicam que
1.     A. a falta de atividade física somada a uma alimentação nutricionalmente desequilibrada constituem fatores relacionados ao aparecimento de doenças crônicas entre os adolescentes.
2.     B. a diminuição do consumo de alimentos fontes de carboidratos combinada com um maior consumo de alimentos ricos em proteínas contribuíram para o aumento da obesidade entre os adolescentes.
3.     C. a maior participação dos alimentos industrializados e gordurosos na dieta da população adolescente tem tornado escasso o consumo de sais e açúcares, o que prejudica o equilíbrio metabólico.
4.     D. a ocorrência de casos de hipertensão e diabetes entre os adolescentes advém das condições de alimentação, enquanto que na população adulta os fatores hereditários são preponderantes.
5.     E. a prática regular de atividade física é um importante fator de controle da diabetes entre a população adolescente, por provocar um constante aumento da pressão arterial sistólica.
3- A questão 3 toma por base uma passagem de um romance de Autran Dourado (1926-2012)
[...] Desde longe a gente adivinhava ele vindo: alto, magro, descarnado, como uma ave pernalta de grande porte. Sendo assim tão descomunal, podia ser desajeitado: não era, dava sempre a impressão de uma grande e ponderada figura. Não jogava as pernas para os lados nem as trazia abertas, esticava-as feito medisse os passos, quebrando os joelhos em reto.
Unesp – 2015 Analisando o excerto acima, verifica-se que a palavra ‘feito’ é empregada como
a. advérbio          b.verbo       c.substantivo      d.adjetivo         e.conjunção

4- Unesp 2015 Observando as seguintes passagens abaixo, marque a alternativa em que as duas palavras em negrito são utilizadas como advérbios:
a. ‘não correr o risco de ser surpreendido’.
b. ‘finge possuir energias que realmente não tem’.
c. ‘deve-se fazê-lo decidida e folgadamente”.
d. ‘nunca levar a cabeça para trás’.
e. ‘forte no restante da prova, sempre procurando dosar’.

5- Unifesp 2015 Examine os enunciados:
·         “Vamos para a rua protestar”.
·         “Não será a adulteração de obras, para torna-las supostamente mais legíveis por ignorantes”.

O termo ‘para’, em destaque nos enunciados, expressa, respectivamente, sentido de
a. movimento e comparação
b. movimento e finalidade
c. conformidade e finalidade
d. tempo e comparação
e. modo e conformidade

5- Unesp 2014 Indique o verso em que ocorre um adjetivo antes e outro depois de um substantivo:
a. O que varia é o espírito que as sente.
b. Mas, se nesse vaivém é o espírito que as sente.
c. Tons esquivos e trêmulos, nuanças.
d. Homem inquieto e vão que não repousas!
e. Dentro do eterno giro universal.

6- Unesp 2012 Assinale a alternativa cuja frase contém um numeral cardinal empregado como substantivo.
a. Há muitos anos que a política em Portugal apresenta...
b. Doze ou quinze homens, sempre os mesmos, alternadamente possuem o Poder...
c. ...os cinco que estão no Poder fazem tudo o que podem para continuar...
d. ...são tirados deste grupo de doze ou quinze indivíduos...

e. ...aos quatros cantos de uma sala...

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