domingo, 21 de maio de 2017

GABARITO -P17

ATIVIDADES PARA CASA - PÁGINA 16

1- a. É provável que eu passeie durante as férias de verão.
Eu passeei durante as férias de verão.

b. É provável que eu maquie minha amiga com novos produtos.
Eu maquiei minha amiga com novos produtos.

c. É provável que eu magoe, sem querer, meus amigos.
Eu magoei, sem querer, meus amigos.

d. É provável que eu caiba em qualquer espaço. É provável que você caiba?
Eu coube em qualquer espaço. E você, coube?

e. É provável que eu tussa muito durante o inverno.
Eu tossi muito durante o inverno.

2-
a. Na notícia 1, o presente foi usado com valor de presente histórico, ou narrativo, pois indica algo que já aconteceu. Na notícia 2, o presente indica um futuro próximo, pois o evento é anunciado com antecedência.

b. Na notícia 1, o uso do presente dá vivacidade ao fato, pois o enfatiza. Na notícia 2, o uso do presente valoriza o evento a se realizar, pois chama a atenção para a temática feminista.

3. Com o verbo no futuro, o efeito obtido não seria tão enfático como ocorre com o uso do presente, pois o futuro carrega um tom de possibilidade, de algo que ainda está por vir. Já o presente passa o tom de certeza inequívoca.

4- Os verbos 'amar', 'adorar', e 'detestar', por exemplo.

5- Há uma metáfora, pois a Baia é comparada a uma boca desdentada, feia de se olhar; é como se ela fosse uma boca banguela.

6-
a. Estão conjugados no pretérito mais-que-perfeito do indicativo.
b. E eu, menos a conhecesse, mais a amaria?
c. Confere um sentido de sofisticação, de erudição ao verso. Efeito estilístico.

7- O verso é: Sou cego de tanto vê-la, de tanto tê-la estrela. A conotação do verso é de uma verdade posta à prova.

8- letra e.

9- letra e.

10- letra b.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

1-
a. O infinitivo é 'morrer', e o particípio é duplo: morto e morrido.

b. Matar, cujo particípio regular é 'morto' e o irregular é 'matado'.

2- Aos 27 anos, Amy Winehouse tinha/havia morrido em sua casa, em Londres.

3- A opção pelo particípio realça o passado, os fatos já ocorridos e até previstos, como em tragédia anunciada.

4- O segurança particular encontrou, inerte, seu corpo franzino, sem curvas, translúcido e tatuado.

5.
a. O nome fantasia da empresa é Rizzo Imobiliária, e o slogan é Felicidade mora aqui. Um dos sintomas mais evidentes da felicidade é o riso, e também os personagens estão rindo no cartaz. Há uma associação fonética notável pela semelhança entre 'riso' e Rizzo; é uma imobiliária, e o slogan fala em morar, logo, há uma ligação natural de sentidos.

b. É um convite, uma sugestão propiciada pelo uso do verbo imperativo, enunciando a função conativa da linguagem, em que pretende influenciar o interlocutor a uma tomada de decisão.

6- letra e.

7- letra b.

8- letra b.

9- letra b.

Nenhum comentário:

Postar um comentário