domingo, 7 de maio de 2017

P16 - GABARITO

PÁGINA 13

1- Destacam-se a função metalinguística (o código é usado para explicar a si mesmo) e a conotativa (o interlocutor é posto em destaque).

2- Apresenta-se o argumento de que os palestrantes são Os maiores nomes do mercado no maior evento de marketing do Brasil.

3- O verbos foram usados de modo a produzir um efeito condensador, sintético, numa sequência lógica fácil de captar e que promete cumprir o desejo de quem vende: induzir o consumidor a comprar.

4- Os verbos são regulares.

5- "Caliptar", conjugado a partir da primeira pessoa do singular (eu calipto) e mantendo a forma calipto mesmo para a segunda pessoa, tem o sentido de que a plantação de eucaliptos ganhou muito espaço entre os agricultores da região. Seria de esperar que, continuando a conjugação, chegaríamos à conclusão de que todos (eu, tu, ele, nós, vós, eles) 'caliptam'.

6- Os infinitivos seriam 'caliptar' e capitular.

7- O verbo 'capitular' tem o sentido de 'ceder', 'render-se'. Usado na primeira pessoa do plural, significa, no texto, a rendição dos agricultores ao apelo comercial da lavoura de eucalipto.

8- Trata-se de um trocadilho - jogo de palavras com sons semelhantes e significados distintos - produzido pela semelhança de fonemas.

9- Foram conjugados no presente do indicativo.

10- A proposta de endurecer seria a de ceder às asperezas da vida e tornar-se também áspero; a de 'endoçurar' seria a de contornar essas asperezas de modo delicado, sem agredir.

11- Presente: endoçuro; pretérito perfeito: endoçurei; imperfeito: endoçurava; mas-que-perfeito: endoçurara; futuro do presente: edoçurarei; futuro do pretérito: endoçuraria.

12- alternativa c.

13- alternativa a.

ATIVIDADES PARA CASA - PÁGINA 16

1- a. Na primeira ocorrência o sentido de 'pôr em movimento', combinado com a expressão roda da economia, remete à ideia de deslanchar, de incrementar a economia; na segunda, o sentido de 'fazer mudar de lugar ou de posição' remete à ideia de desenvolver, de fazer o país crescer.

b. O verbo mover indica movimento que, no texto, apresenta-se em dois campos que foram interligados: os brasileiros e os carros da montadora em questão.

2. É uma marca do registro coloquial, popular.

3- A voz verbal é a passiva.

4- O poeta brinca com o arranjo de rimas, ao comentar que não as usa.

5- São os verbos rimar, mirar e rir.

6- São regulares: rimar, andar, mirar, matar, dilatar e conflitar. São irregulares: fazer, rir e dizer. Há, ainda, o verbo 'ser', que é anômalo (irregularidade forte).

7- O título pode ser considerado uma transgressão, pois parodia o jogo de par ou ímpar e, embora apresente a conjunção 'ou', que indica alternativa, dá apenas uma opção: ímpar.

8- alternativa c.

9- alternativa b.

10- alternativa e.

11- alternativa b.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PÁGINA 20 A 24

1- Há o modo indicativo (acusou, tomo...) e o imperativo (prepare-se, espere, faça).

2- Está na voz passiva (o sujeito vai sofrer a ação)

3- Foram usados o presente - polui, bebo, há; o pretérito perfeito - poluiu, foi, fez; e o pretérito imperfeito - era, tinha.

4- a. A característica é a definição dos verbos sofrer, amar, rir e esquecer de forma bem diferente da fornecida pelos dicionários.

b. Sofrer é sinônimo de viver; amar é sinônimo de muito procurar; rir, de astúcia do rosto na ameaça de sentir e esquecer, de perder.

5- Predomina o presente do modo indicativo.

6- Marta usa o verbo no imperativo afirmativo. Confere o sentido de um comando a ser cumprido pelo pretendente.

7- Não é possível fazer essa afirmação, pois ela impõe condições inusitadas, o que leva a crer que ela esteja mais propensa a não o aceitar.

8- O tom de comando é dado pelo verbo no modo imperativo.

9- Se você estivesse sendo ultrapassado, sorriria.

10- "Não sorria! Você está sendo ultrapassado." Ou "Não sorria! Você não está sendo ultrapassado."

11- É predominante o uso dos pretéritos perfeito e imperfeito do indicativo. Pretérito perfeito: nutri, estimei-o, deu, retirou-se, pretérito imperfeito: indignava, respeitava, confirmava, andávamos, via.

12- a. O verbo destacado está no pretérito imperfeito e imprime a ideia de uma ação não concluída, inacabada.

b. "Poderia" é a forma exigida pela norma culta.

13- alternativa e.

14- alternativa d.


Nenhum comentário:

Postar um comentário