terça-feira, 24 de outubro de 2017

GABARITO - -23

ATIVIDADES PARA CASA - PÁGINA 12

1- A garota da tira é Dorothy. Ela está acompanhada de seu cão, Totó; o espantalho, o homem de lata e o leão passam a lhe fazer companhia.

2. O leão queria que o mágico lhe desse coragem.
O espantalho queria que o mágico lhe desse um cérebro.
O homem de lata queria que o mágico lhe desse um coração.

3. alternativa c.

4. A forma verbal é 'financio.

5. O sentido é diferente: na primeira ocorrência, significa fazer um empréstimo, na segunda, 'bancar', patrocinar.

6. Esse conectivo mostra a ideia de oposição em relação aos financiamentos feitos pelo personagem. Há uma relação de independência sintática, logo, de coordenação.

7. Pode-se afirmar que ele reconhece a exploração de que é vítima, pois diz claramente ser um financiador da 'boa vida dos políticos'.

8- 01; 04 . soma = 5

ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PÁGINA 14

1. A patroa e seu motorista.

2. Produz a impressão de que ela (a patroa) está solidária com o problema de transporte do motorista. Para a moradora, na verdade, o mais importante é a preservação do bairro em que mora. Os benefícios que a estação de metrô traria não são relevantes para ela, pois prefere demitir o funcionário a resolver o problema que ele tem com o transporte.

3. Existe um período composto. Há três orações.

4. A expectativa dele era a de manter o emprego de motorista, com a vantagem de ter o carro para transportá-lo desde e até sua casa. Ela dá uma resposta inesperada, quebrando a expectativa gerada ao propor uma 'solução' e afirmar que não pretende ajudar o empregado, mas apenas resolver o seu problema da maneira mais fácil, que é dispensando-o.

5. O efeito de sentido obtido não seria o mesmo, o que comprova que a articulação das orações coordenadas obedece a critérios semânticos.

6- "Ainda" sugere que muito já se falou sobre as mães.

7- O primeiro período tem essa característica, pois é formado por duas orações, em que a primeira solicita um complemento verbal (gostei), que é atendido pela segunda oração (do que a psicanalista escreveu).

8. a. Ela desprezou o tom de glorificação nas homenagens às mães, citou Elisabeth Bandinter e disse são as orações marcadas pela coordenação.

b. São elas: que escreveu O mito do amor materno; que estava na hora de sermos menos hipócritas, já que ser mãe não é esta maravilha toda.

9- São exemplos comprobatórios da divergência de posicionamento:...ser mãe é ótimo e é uma encrenca; está na hora de sermos menos hipócritas, já que ser mãe não é essa maravilha toda.

10- alternativa d.

11. alternativa d.

12- alternativa d.

Nenhum comentário:

Postar um comentário