terça-feira, 24 de outubro de 2017

GABARITO - P22

ATIVIDADES PARA CASA

PÁGINA 12

1- A ilustração é composta de várias obras-primas, de diferentes autores famosos.

2- a. São: Quando consultar, não e sobre a mesa.
b. Tempo, negação e lugar, respectivamente.

3- Texto injuntivo ou instrucional, indicam procedimento.

4- Os adjuntos adverbiais são importantes no contexto, pois indicam, em relação ao manuseio dos materiais, os procedimentos esperados; o tempo (momento de retirada do material); o que não se deve fazer; e onde deixar o material usado.

5- Outros retratos, de autores diferentes, foram inseridos em substituição aos retratos de Marilyn Monroe, desorganizando a composição original de Andy Warhol; o mesmo efeito pode ocorrer na organização dos materiais na biblioteca se eles não forem guardados no lugar correto, o que prejudicaria uma busca posterior.

PÁGINA 13

6- Eles são apostos especificativos. Referem-se a oceanos.

7- A reescrita fica: "[...] poderão viajar regularmente entre o Atlântico e o Pacífico via Ártico".
O sentido não ficou prejudicado, pois oceanos, Atlântico e Pacífico são três denominações de um mesmo espaço, indicam um mesmo referente.

8- alternativa d.

PÁGINA 14

9- a. Os apostos são: O esculhambador-geral da República!; Cartagena!, cidade da Shakira.

b. O primeiro é uma explicação de quem é o Macaco Simão; o segundo é especificador, pois restringe o conteúdo de valor generalizado do nome que funciona como núcleo - cidade -; e o terceiro explica o papel de Barranquilla no contexto.

10. Funciona como um chamamento para o personagem entrar em ação, por isso é um vocativo.

11. Essa preposição dá o valor de algo inesperado; no caso, isso tem um tom de surpresa, pois a Bahia tem um fim de ano muito procurado por turistas, e de seu governador esperava-se que prestigiasse o evento.

12- Nunca tanta salsa, bolero e cumbia foram ouvidos por mim.

13- Falabella, você é o culpado.

14- alternativa b.

15- V - F - V - F.

alternativa a.

16- alternativa a.

17 - alternativa b.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PÁGINA 18

1- Apresenta o implícito de que, antes dessa conversão, o diagnóstico não podia ser feito por computador. Possui valor de tempo.

2- Ambas as construções são adjuntos adverbiais de meio.

3- Refere-se aos combatentes.

4- adiante e naquele armistício - adjuntos adverbiais de lugar; tão (numerosa, longamente, luxuosos) - de intensidade, durante três meses - de tempo; não - de negação; longamente e de súbito - de tempo; pelos olhos - de lugar, num longo enxurro de carcaças e molambos - de modo/meio.

5- Ao mesmo tempo em que evidencia a intensidade da situação dos vencidos diante dos vereadores, revelando a fraqueza dos primeiros, denota também, em relação aos vencedores, um sentimento inesperado de vergonha pela vitória, evidenciado pela situação miserável dos vencidos.

6- a. O trecho é um dos extremos da cidade.

b. O termo lá é adjunto adverbial e um dos extremos da cidade é aposto.

7- a. "Chico da Tirana, o carreiro, não deixava de persignar-se quando passava em frente da casa do homem misterioso, ao lado do carro a chiar, e olhava a chaminé da sala de jantar a fumegar."

b. Trata-se de um sujeito, cujo núcleo é Chico da Tirana.

c. Ao aposto o carreiro cabe o papel de explicar quem é Chico da Tirana.

8- Funcionam como aposto: mestre-escola e redator da Gazeta de Tubiacanga [explica quem é Capitão Pelino]; órgão local e filiado ao partido situacionista [explica o papel do jornal]; um caloteiro, um aventureiro ou talvez um ladrão fugido do Rio [explica quem é o tipo mencionado no texto].

9- Na primeira, enfatiza-se o substantivo Fabricio, na segunda, a ênfase recai sobre o substantivo pedreiro.

10- Na primeira opção, o núcleo do sujeito é Fabrício e na segunda, pedreiro.

11- O uso farto de apostos é um recurso utilizado para mostrar que o novo habitante causava uma inquietação geral na cidade, afetando pessoas de diferentes segmentos da sociedade, como o pedreiro, o carreiro, o boticário, o doutor, o mestre-escola.

12-a. A primeira metáfora é o mundo é um moinho, que se desdobra em vai triturar teus sonhos e vai reduzir as ilusões a pó. O autor desdobra a ideia de 'moinho' em 'triturar' e 'reduzir' para mostrar como os sonhos das pessoas são aniquilados e desfeitos; como se fosse um moinho trabalhando.

b. As formas verbais são ouça-me, que ficaria 'ouve-me', e preste atenção, que ficaria 'presta atenção'.

13- São vocativos e cumprem o papel de indicar o interlocutor.

14. A frase apresenta uma afirmação categórica que é desdobrada, de forma inusitada, em duas outras afirmações, em forma de condição, e que justificam a afirmação inicial, provocando um efeito humorístico por meio do jogo de palavras.

15- A função de aposto expressa em beleza e paciência.

16- alternativa a.

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