quarta-feira, 1 de março de 2017

GABARITO MINIGRAMÁTICA - PÁGINA 171 A 176

GABARITO MINIGRAMÁTICA - PÁGINA 171 A 176

PÁGINA 171 - EXERCÍCIO 6
6. a) O pronome relativo que está distante de seu antecedente, induzindo o leitor a erro de interpretação (“por ter posto a mão em um doce em uma lanchonete que não ia comprar”: esse trecho afirma que ele não ia comprar a lanchonete). O em - prego inadequado do pronome relativo é responsável pela quebra da coesão textual.
 b) […] foi morto com dois tiros nas costas anteontem, em uma lanchonete, por ter posto a mão em um doce que não ia comprar.

PÁGINA 173 a 176
EXERCÍCIO 9
9. a) 2 d) 1 g) 1 b) 1 e) 2 h) 1 c) 2 f) 2 i) 2

10. a) 1 d) 2, 2, 1, 3 b) 3 e) 1, 2 c) 2, 1, 2, 1

11. a) essa (D); nossos (P) b) meu (P); esse (D) c) minha (P); nossa (P) d) seu (P); mesma (D) e) esses (D); isso (D); esta (D); minha (P); meu (P) f) minha (P); minha (P); minha (P); isso (D); meu (P)

 12. a) esta / aquela b) aquele / este c) esta / aquela d) isto e) isso f) aquilo g) esta h) estas

13. a) D d) O g) D b) D e) R h) D c) O f) P i) O

 14. a) que, pode b) pode c) cujo, que (lhe pediram) Atenção, o que do trecho “disse que não faria” é conjunção. d) que, quanto e) que

 15. a) R e) I i) I b) I f) R j) ? c) D g) ? d) R h) I

 16. a) Informaram-me os reais motivos de sua demissão. b) Jamais te enganaria dessa maneira. c) Está correta. d) Está correta. e) Alguém me convenceu da verdade. f) Não compreendi os motivos que nos alegaram. g) Quem te disse essa bobagem? h) Quanto me custa entender os motivos! i) Está correta. j) Está correta. k) Não te devolverão os documentos apresentados. l) Nunca te devolveriam os documentos apresentados. m) Senhores passageiros, dirijam-se à plataforma de embarque. n) Está correta. o) Está correta. p) Tinha-lhe contado os fatos. q) Não lhe tinha contado os fatos. r) Está correta. s) Não lhe quero entregar os documentos / Não quero entregar-lhe os documentos.

17. c

18. d

19. d

Nenhum comentário:

Postar um comentário