domingo, 12 de março de 2017

GABARITO P14 - PÁGINA 10 A 16 + ATIVIDADES COMPLEMENTARES

GABARITO

PÁGINA 11

1- No segundo parágrafo, é sinônimo de verdadeiramente, realmente ("Realmente, a funcionalidade de uma placa de vídeo..."). No terceiro parágrafo, de até ("Até os equipamentos mais simples...")

2- Afirmação e inclusão.

3- Não. As circunstâncias são: modo(rapidamente) e intensidade (veementemente). Porém em veementemente há também a ideia de modo.

4- Adquiriu um valor enfático bastante significativo, a ponto de levá-lo a se pronunciar sobre a questão, mas sem confundi-lo ou impedi-lo de pensar criticamente a respeito.

5- O termo possui um valor de articulador textual, pois estabelece um contraponto entre o que foi afirmado anteriormente e o que será afirmado a seguir. É situacional.

PÁGINA 12

6- Revela a ansiedade dele em relação ao produto esperado.

7- A palavra é mal, e sua classe gramatical é advérbio, nesse caso, de tempo.

8- O termo é muito e atua como intensificador de maneiro, revela, portanto, o porquê da expectativa de Calvin.

9- De duas formas: Eu vou estar muito velho em seis semanas (superlativo absoluto analítico) e Eu vou estar velhíssimo em seis semanas (superlativo absoluto sintético).

PÁGINA 13

10- Há ironia em tudo no cartum: a simples utilização do termo racismo já configura o que não é considerado correto, pois se trata de uma discriminação social. Em seguida, a ironia prossegue na utilização do termo afrodescendente, tratado como politicamente correto em detrimento das formas 'negro' e 'preto', embora seja visto por muitos como um eufemismo; por fim, a ironia aparece na utilização de um antigo - e extremamente preconceituoso - ditado popular, "preto de alma branca", substituindo também o termo 'branco' pelo que, numa sociedade em que o preconceito de cor fosse dirigido aos brancos, poderia ser visto também como um eufemismo: 'caucasiano'.

11- Esse advérbio delimita o campo de interpretação do racismo, restringindo-se àquele que pode ser socialmente aceitável.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PÁGINA 14

1- É preciso conhecer a informação de que os processos normalmente demoram muito até serem solucionados pela justiça no Brasil, fato que faz ela ser considerada lenta. No entanto, nesse caso, ela não foi lenta, e sim bem rápida ao tomar duas decisões em sequência, daí a ironia. Pretende-se mostrar que a justiça demora a punir, de fato, os infratores, deixando-os livres.

2- As locuções são num dia e no outro, tratam-se de locuções adverbiais de tempo.

3- No contexto, é adjetivo.
Possibilidade de resposta: Falaram lenta e calmamente. Aqui, caracteriza-se como advérbio, pois modifica o verbo falar; na fala da charge, refere-se ao substantivo justiça, por isso é adjetivo, além do mais, é variável, passível de concordância nominal (trabalho lento, justiça lenta, meios lentos, formas lentas).

4- Pior refere-se a atormentar. É um advérbio.

5- Deve ser usada como adjetivo. Sugestão: Lili é pior do que Reginaldo.

6- Verdadeiramente indica a dúvida relativa à causa da palidez de Luisinha; seguramente indica a certeza dessa causa: os antecedentes, a vida que levava com o marido, agora morto, seriam os motivos.

7-  a) Então indica passado, a época da primeira declaração de amor feita a Luisinha; agora, o presente, o momento em que ela fica viúva e eles se reencontram.

b) É anafórico, pois retoma a ideia, já citada, da ocasião escolhida para declarar-se a Luisinha.

c) Ficaria: "escolhido bem a ocasião".

8-  alternativa D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário