terça-feira, 21 de março de 2017

GABARITO P15

ATIVIDADES PARA CASA - PÁGINA 8, 9 E 10

1- Há ironia, pois espera-se que um celular sirva, primordialmente, para falar, no entanto, o que é listado antes são outras funções muito mais usadas pelos jovens, como acessar a internet, baixar e ouvir música e enviar mensagens instantâneas.

2- O modalizador é utilizado para expor a opinião (favorável) do autor sobre o que se conversa ao telefone celular hoje em dia em comparação ao que se falava antes, ao telefone fixo, usado por outra geração de jovens. Ele se mostra feliz por pelo menos uma das funções do telefone ter sido preservada, o que é ratificado pela expressão A, sim: o celular também funciona como telefone.

3-  a) Adolescência 'sem fio'...para um adolescente de classe média...com as gírias.

b. Contrações: Uma pesquisa do Instituto...conversaram no tempo...combinação...ao lado do sofá.

c. [...] o celular também funciona como telefone.

4- Não há nada, mas nada mesmo, mais essencial um adolescente classe média que um celular. Uma pesquisa Instituto Ipsos mostra que cerca 60% jovens brasileiros capitais têm um aparelho portátil. Ele é uma extensão corpo, uma necessidade virtual, uma expressão sua limitada, mas prezadíssima independência.

5- Nota-se que há alteração de sentido em algumas construções e que a articulação textual fica prejudicada. Ressalta-se, assim, o papel conectivo das preposições.

6- Há o sentido de que o lucro é constante e de que os carros não param de passar. Este último é reforçado pelo serviço intitulado 'Sem Parar' (Via Fácil), cujo público-alvo são os motoristas que trafegam com muito frequência pelas rodovias 'pedagiadas', que permite passagem livre nos pedágios, pois o pagamento é efetuado, periodicamente, via débito em conta ou cartão de crédito.

7- Poderia ser usadas a preposição 'com', pensando que o lucro é obtido, na verdade, com a parada dos motoristas para pagar a taxa de pedágio (lucro com parada).

8- Não houve equívoco no uso da preposição, pois a ideia é justamente mostrar o disparate do lucro excessivo das concessionárias.

PÁGINA 15

9- Não. O primeiro uso da conjunção liga termos de uma mesma oração que possuem a mesma função, e o segundo uso liga orações.

10- O valor de adição.

11- A primeiro é conjunção integrante, pois introduz uma oração cujo valor é de substantivo; já a segunda é conjunção adverbial, pois expressa ideia de tempo (advérbio).

12- alternativa e.

PÁGINAS 17 E 18

13- A primeira é uma interjeição e expressa contrariedade. A segunda, uma onomatopeia, reproduz o som das rabadas coléricas.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

1- Os planos da Nasa e também dos europeus, dos russos e dos chineses de enviar uma missão até Marte, empreitada que demoraria cerca de três anos, motivaram sobre o que fazer com o corpo em caso de morte no espaço, por isso Velório no espaço.

2- São elas: de, para, durante, até, com, dos (de+os), pelas (per+las), de, por e no (em+o).

3-  a) A locução de fora da nave confere sentido de lugar; a fim de tem sentido de finalidade; na reentrada, sentido de tempo; na atmosfera, sentido de lugar.

b) Sugestões: 'externamente', 'para', 'quando entrar' e 'na camada de ar', respectivamente.

4- A expressão é 'mala sem alça', cujo sentido é de alguém indesejável, de má conduta, um malandro, um chato.

5- As preposições são sem e com.

6- Um dos sentidos é o de os desenhos serem o instrumento que permite a luta pela vida e o outro é o de se poder desenhar (lutar para não viver sem fazer desenhos).

7- A preposição 'por' (pela) indica a finalidade da luta, e a preposição com dá o tom de instrumento ou de companhia (coparticipação metafórica).

8- "Com desenhos, luta-se pela vida",  (Pode considerar outras respostas também).

9- O personagem é uma avó que apresenta uma doença (provavelmente, mal de Parkinson) que, geralmente, acomete pessoas idosas.

10- De um lado, se revela prático, pois aproveita o fato de estar tremendo muito para bater um bolo; de outro, mostra-se consternado, como revela a expressão 'misericórdia'.

11- Essa expressão mostra o sentimento de pesar do personagem pelo fato de estar tremendo e é, neste contexto, uma interjeição.

12- alternativa a.

13- alternativa d.

Nenhum comentário:

Postar um comentário