domingo, 25 de fevereiro de 2018

MATÉRIA PARA A PROVA DE GRAMÁTICA PE

- FUNÇÕES DO 'QUE';
- DIFERENÇA ENTRE COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO;
- QUE [estudar a tarefa corrigida e com o gabarito];
- INTERPRETAÇÃO DE TEXTO;
- CARACTERÍSTICAS DE UM TEXTO CIENTÍFICO.
- CONJUNÇÕES COORDENATIVAS [SEMÂNTICA, CLASSIFICAÇÃO E SUBSTITUIÇÃO].

Algumas funções da palavra QUE

A palavra QUE pode pertencer a várias categorias gramaticais, exercendo as mais diversas funções sintáticas. Veja abaixo quais são suas classificações.
1. Que longe está meu sonho! ADVÉRBIO Tem valor aproximado ao das palavras quão e quanto.
2. Um tentador quê de mistério torna-a cativante. SUBSTANTIVO
3. Tem que combinar? (= de) PREPOSIÇÃO
4. Quê! Você por aqui! INTERJEIÇÃO
5. Quase que ela desmaia! PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE
6. João amava Teresa que amava Raimundo. - PRONOME RELATIVO
7. Que terá acontecido? PRONOME ADJETIVO INTERROGATIVO (= que coisa)
8. Mantenhamo-nos unidos, que a união faz a força. CONJUNÇÃO COORDENATIVA EXPLICATIVA
9. "E ao lerem os meus versos pensem que eu sou qualquer coisa natural."( Alberto Caeiro) CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA INTEGRANTE. O QUE é conjunção subordinativa integrante quando introduz oração subordinada substantiva.



Texto de divulgação científica, o qual se define por expor, transmitir, conteúdos dessa natureza (científica). Exemplos de tal modalidade são os verbetes de enciclopédia. Por se tratar de um texto cujo propósito é a transmissão de saberes, eis algumas marcas linguísticas nele impressas:

* A impessoalidade é predominante, haja vista que o autor expressa as descobertas que fez sem deixar se revelar, ou seja, sem revelar suas marcas pessoais;


* Em termos estruturais, pode-se afirmar que prevalece o padrão formal da linguagem, por meio do uso dos verbos na terceira pessoa do singular – fato que imprime ao discurso o caráter impessoal antes ressaltado;

* Ainda falando acerca dos traços estruturais, apesar de tal modalidade não obedecer a uma norma rígida, o que normalmente se atesta é a predominância de um parágrafo introdutório, revelando a ideia principal a ser abordada, seguido pelo desenvolvimento, sendo esse manifestado por meio de exemplos, comparações, dados estatísticos, relações de causa e efeito, resultado, objetivos de experiências, etc., e culminando nas conclusões acerca do que foi anteriormente abordado.


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