quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

SIMULADO DIA 22/02/18

CONTEÚDO GRAMÁTICA - SIMULADO 22/02/18

ORAÇÕES COORDENADAS: classificação/semântica;

CONJUNÇÕES [SEMÂNTICA];

FUNÇÕES DO QUE [TAREFA];

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO (analise os distratores, preste atenção aos detalhes da questão. Às vezes, por causa de 'uma palavra' você pode se confundir. Dica: toda alternativa que delimita demais uma ideia ou argumento, que diminui de forma um pouco pejorativa o assunto/tema, que possibilita ambiguidade ou que fique distante do enunciado - PRESTE ATENÇÃO, pois estará distratando o gabarito.


LEMBRE-SE:


José Saramago "Levantado do chão", pág. 11:
"E também vermelho, em lugares, que é cor de barro ou sangue sangrado.
Mas isso depende do que no chão se plantou e cultiva, etc."
Mas é conjunção adversativa que estabelece uma contradição em relação à oração anterior.
Nos exemplos que indica, a conjunção mas é mais corrente do que as alternativas indicadas
(porémtodaviacontudo) e facilita a comunicação.
Alguns autores, demonstrando um grande domínio da língua portuguesa,
utilizam mas no princípio de um parágrafo, realçando a oração e simplificando o discurso.
O uso estilístico da conjunção mas no princípio das frases é legítimo,
gramaticalmente e estilisticamente correto.
Nos exemplos a que se refere, dá realce à oração.
mas utilizado no princípio da frase tem um uso enfático
muito apreciado por certos autores de renome como os que refere.


Mas há a vida que é para ser intensamente vivida, há o amor.
Há o amor. Que tem que ser vivido até a última gota.
Sem nenhum medo. Não mata. [Clarice Lispector]
FUNÇÕES DO QUE: estudar quando é conjunção integrante [substitua por isso];
e quando é pronome relativo [substitua por o qual, a qual, os quais, as quais...]
CONJUNÇÕES: 'MAL A VI CHEGAR' [LOGO QUE A VI CHEGAR]; ASSIM COMO,
ENQUANTO, PORQUE; AINDA QUE, MAS/SENTIDO DE OPOSIÇÃO;
MAS TAMBÉM/SENTIDO DE ADIÇÃO; MAS[PORÉM, TODAVIA,
CONTUDO; EMBORA [CONJUNÇÃO CONCESSIVA, NÃO É ADVERSATIVA];
E [ADITIVO OU ADVERSATIVO]; POIS[EXPLICATIVO/ANTES DO VERBO,
CONCLUSIVO/DEPOIS DO VERBO];

Aprenda Gramática Aplicada ao Texto, e Não Gramática Pura

Querendo ou não, interpretar textos também significa aprender a Língua Portuguesa. Saber qual é o sujeito, qual é o advérbio, qual é o objeto indireto poderá te salvar de várias situações ruins.
O lance é que a gramática pura (por si só) não te ajudará em basicamente nada se você não conseguir aplicá-la. E aprender gramática consiste no seguinte:
DICAS PARA INTERPRETAÇÃO DE TEXTO


Nenhum comentário:

Postar um comentário